terça-feira, 12 de outubro de 2010

INSTANTES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida
na próxima cometeria mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo do que eu tenho sido.
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos.
Viajaria mais.
Contemplaria mais entardeceres.
Subiria mais montanhas.
Nadaria em mais rios.
Iria a mais lugares aonde nunca fui.
Tomaria mais sorvete,
e comeria menos lentilha.
Teria mais problemas reais
e menos problemas imaginários.
Eu fui dessas pessoas que viveram sensata
e produtivamente cada minuto de minha vida.
Claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, procuraria
ter somente bons momentos.
Porque, se não o sabem, disso é feita a vida,
só de momentos.
Não percam o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma
sem um termômetro,
uma bolsa de água quente,
um guarda-chuva
e um para-quedas.
Se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço
no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas de carrossel,
contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças.
Se eu tivesse outra vez minha vida pela frente.
Mas, como sabem, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo...
Jorge Luiz Borges, poeta argentino
(1899-1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário